Porque o passado dele(a) é um assunto obscuro?

Imagine a pessoa que você está se relacionando perguntando o tempo todo sobre o seu passado:

Ela quer saber com quem você andava, com quem se relacionou, se você traiu, se você foi traído, se você era feliz…

Enfim, ela quer “puxar a sua capivara” completamente!

Você se sentiria bem em dar todas as informações?

Você seria honesta em dizer somente a verdade?

E você gostaria de gastar seu precioso tempo juntos falando somente sobre isso?

Pode ser que pra você seja de boa, mas nem todo mundo é igual.

Nesse texto eu vou te mostrar porque esse assunto é tão obscuro pra ele(a) e porque ele(a) reclama quando você pergunta sobre o passado dele ou simplesmente não responde nada sobre isso.

 

Todo mundo tem um passado

Em primeiro lugar, você deve entender que todo mundo tem um passado.

Não importa se vocês são os primeiros a se relacionarem um com o outro, ambos tiveram passado. No mínimo, vocês tiveram amigos e amigas e colegas de escola, faculdade ou emprego.

Quando você conhece uma pessoa e começa a se relacionar com ela, saiba que você está assumindo um pacote completo. A pessoa vem com seu passado, suas histórias e suas lembranças.

Não tem como ser diferente e você precisa aceitar isso, mesmo que não concorde com o que ele tenha feito no passado.

Identifique os 3 pensamentos errados que afastam a Pessoa Certa de você...
... e saiba como corrigi-los!

Conteúdo VIP enviado somente por e-mail:
Mais de 1347 pessoas já receberam

Melhor omitir do que mentir

Quando você pergunta pra pessoa sobre o passado dela, ela rapidamente se cala.

Você então insiste, insinuando que ele está escondendo alguma coisa.

Saiba que é melhor omitir do que mentir. Ele(a) tem seus motivos pra não querer falar do seu passado e está sendo sincero com você ao preferir ficar em silêncio do que mentir.

Os motivos pra ele(a) não querer falar sobre isso vai depender muito da natureza de cada pessoa, mas você pode pensar em coisas como:

 

  • Ele(a) não gosta de relembrar um acontecimento ruim

Ninguém gosta de reviver nenhum tipo de sofrimento. Falar sobre algo doloroso é ruim. Parece que estamos vivendo tudo outra vez. Meche com as nossas emoções. Se ele(a) sofreu muito no passado, ele(a) pode não querer relembrar isso e é seu dever respeitar a dor dele(a).

Se serve como exemplo, tente puxar à sua mente uma situação dolorosa como a perda de alguém querido, uma traição, um acidente, uma cirurgia, uma briga… Só de lembrar, mexe com as suas emoções.

 

  • Ele(a) ainda sofre com o passado

Tem coisas no nosso passado que nós já superamos e não gostamos de lembrar. Mas tem coisas no passado que não superamos e ainda nos magoam no presente. Uma sensação de que não foi feita justiça, uma sensação de ter sido prejudicado ou humilhado…

Não é que a pessoa ainda esteja apegada ao passado, mas ela sente como se tivesse uma dívida a quitar. Algo a fazer. Falar disso a deixa com sangue nos olhos e muito ódio, por isso ela prefere se calar.

Só o tempo e novas experiências boas podem curar isso.

Então em vez de ficar remoendo coisas que vão machucar seu parceiro(a), foque em dar uma nova vida pra ele muito mais feliz que a anterior.

É com essa nova vida que ele irá superar (não esquecer) a antiga.

 

  • Ele(a) tem medo de te afastar

Como eu disse antes, todos nós temos passado. Temos pessoas e experiências que trazemos de lá. Temos coisas que nos orgulham e coisas que nos envergonham.

Se ele(a) não gosta de falar do seu passado, pode ser por medo da sua reação diante do que você irá descobrir. Medo de você não compreender algo ou fazer um mau julgamento dele(a).

Talvez ele(a) ainda não confie em si mesmo pra garantir que você não terminará o relacionamento depois de descobrir o que ele já fez. Essas coisas levam tempo pra ser conversadas.

Talvez quando o relacionamento de vocês estiver passando por um momento de plena paz e felicidade, ele(a) se sinta confiante em te contar o que houve. Até lá, respeite a decisão dele(a) se você não quiser afastá-lo(a).

 

Todos nós escondemos algo que fizemos no passado

Não é possível se livrar do passado. Ele nos persegue e caminha conosco rumo ao futuro.

Mas a boa notícia é que as pessoas mudam.

Nós mudamos todos os dias. Ninguém é o mesmo do dia anterior. Nossas experiências nos transformam em novas pessoas. Às vezes melhores, às vezes piores, mas nunca igual ao que éramos no passado.

 

Recapitulando…

Todo mundo tem passado e ninguém gosta de ficar relembrando seus erros e momentos de sofrimento. Antes de tentar investigar o passado do seu parceiro(a), lembre-se que ele(a) pode ter mudado.

É muito mais importante focar na nova pessoa, na vida de vocês a partir do dia em que começaram o relacionamento.

Olhe pra frente.

Não se prenda ao passado.

O mais importante não é o que ele(a) fez no passado ou porque ele não quer falar disso,  mas sim que ele(a) está com você agora e que vocês tem todo um futuro pela frente pra serem felizes.

Artigos Relacionados