Como você pode exterminar de vez seu ciúme doentio?

O ciúme doentio ou obsessivo é o responsável pelo fim de muitos casais. Mas isso só ocorre porque o ciumento não admite que o ciúme é uma doença mental e que ele precisa de ajuda de profissionais que cuidam da nossa mente.

Você sabe qual a diferença entre Psicólogo, Psicanalista e Psiquiatra?

Esses profissionais podem te ajudar a controlar o seu ciúme e levar uma vida saudável longe das paranoias e inseguranças que tanto lhe fazem mal.

Identifique os 3 pensamentos errados que afastam a Pessoa Certa de você...
... e saiba como corrigi-los!

Conteúdo VIP enviado somente por e-mail:
Mais de 1347 pessoas já receberam

Veja o que cada um pode fazer por você e como são os tratamentos para controlar o ciúme doentio:

 

O psicólogo vai mudar seus pensamentos e comportamentos

O psicólogo é um profissional formado em psicologia e especializado em lidar com o comportamento humano e seus processos mentais, como emoção, sentimentos, razão…

O que o psicólogo pode te oferecer é um tratamento através de consultas e conversas pra te ajudar a mudar os comportamentos ciumentos que estão te prejudicando.

Esse tratamento é chamado de psicoterapia. Ele irá te ajuda a perceber o que te leva a agir da forma que você age e portanto você mesmo poderá se controlar.

Nem todas as doenças mentais podem ser resolvidas brevemente. Se ainda assim não for capaz descobrir o que está motivando o seu comportamento doentio, talvez você precise de uma análise mais profunda, um tratamento mais prolongado.

É recomendado então se consultar com um psicanalista.

 

O psicanalista traz as causas do ciúme de seu inconsciente para o consciente

O psicanalista não é obrigatoriamente alguém formado em psicologia ou medicina. Também não é um profissional habilitado a prescrever remédios.

O trabalho do psicanalista é fazer uma análise profunda da sua personalidade. Desde as coisas que você diz, que você sonha ou que você pensa.

Ele será seu parceiro numa profunda busca pelo autoconhecimento. Dessa forma será possível arrancar lá do seu lado mais obscuro as razões pelos ciúmes.

O motivo pode estar no seu passado, na sua infância, na sua criação, talvez uma decepção que você já teve com seus pais. Tudo isso pode ser arrancado de você se você se comprometer no tratamento.

Caso seu quadro seja mais grave ou você já tenha passado pela psicoterapia e nem assim você tenha conseguido melhorar. Se você apresenta comportamento que te prejudique também fisicamente, como insônia, pânico, agitação, depressão… Você será encaminhado a um psiquiatra.

 

O psiquiatra pode te receitar remédios

O Psiquiatra é um profissional formado em Medicina e especializado em psiquiatria. Ele trabalha na identificação e tratamento de doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, síndrome do pânico e outros transtornos mentais podendo prescrever remédios como apoio ao tratamento dessas doenças.

O tratamento dessas doenças pode ser feito em conjunto, através de terapia e acompanhamento psicológico e a prescrição de remédios pelo psiquiatra.

Se o quadro do paciente é apenas de pensamentos repetitivos de ciúmes, o psiquiatra deve receitar antidepressivos pra aliviar essa angústia do paciente e impedir aquela preocupação exagerada que ele tem a todo momento.

Já se o quadro é de delírios de ciúmes, o psiquiatra pode receitar antipsicóticos pra ajudar o paciente a fugir da paranoia e enxergar a realidade como ela é.

Esses remédios trabalham no cérebro da pessoa deixando ela mais relaxada e mais tranquila. Enquanto a terapia vai avançando na busca pela solução do problema.

 

Busque ajuda enquanto é tempo…

A maioria das pessoas só procuram ajuda depois de muitas perdas, quando já perderam sua saúde, relacionamentos, família, emprego…

Não importa qual o seu nível de ciúme, se você não consegue lidar com ele sozinho, se você tenta mudar, mas não vê um quadro de mudança de uma semana pra outra, procure ajuda de um profissional.

Psicólogos são mais fácil de encontrar e podem te encaminhar para os outros profissionais caso seja necessário. Procure o mais próximo de você e tenha uma conversa sincera. Exponha os seus sentimentos e peça ajuda.

O ciúme doentio te torna um refém das outras pessoas, pois todos os seus pensamentos são direcionados pro outro e não pra si. Procure ajuda, pare de pensar só no outro e pense um pouco na pessoa mais importante do mundo: Você.

Artigos Relacionados