O que é ciúmes e como evitá-lo?

Você sente seu sangue ferver quando vê seu parceiro(a) muito próximo a uma pessoa do sexo oposto? E quando ele ou ela curte uma foto nas redes sociais daquele amigo ou daquela amiga?

Se você se sente no mínimo incomodado com essas situações, você está sentindo ciúmes.

Identifique os 3 pensamentos errados que afastam a Pessoa Certa de você...
... e saiba como corrigi-los!

Conteúdo VIP enviado somente por e-mail:
Mais de 1347 pessoas já receberam

O significado de ciúmes

O ciúme é um sentimento de instabilidade emocional. É absolutamente normal. Sentimos ciúmes desde que nascemos, basta nos afastar da nossa mãe e começamos a chorar pedindo ela de volta.

Numa relação amorosa, o ciúme tem ainda mais destaque. Afinal você está numa relação de um para um, onde a outra pessoa pra você é a mais importante do mundo e você não consegue nem imaginar que ela possa te trocar por outra pessoa.

Mas o ciúme em excesso também pode levar a ruínas seu relacionamento. Brigas podem surgir. É realmente um tema muito complexo e exige muita compreensão e diálogo antes que termine em algo pior.

 

Você é uma pessoa ciumenta?

Se você é a pessoa ciumenta da relação, você precisa agir de forma mais racional e menos emocional.

Na primeira vez que ocorrer alguma situação incômoda, converse com seu par, explique porque ficou incomodado e peça o respeito da outra pessoa com você pra evitar algum tipo de problema.

Se voltar a ocorrer, tome uma ação, seja dar um tempo na relação, uma mudança na postura ou até na rotina dela. Uma relação precisa ter confiança e a outra pessoa precisa saber que os atos dela terão conseqüências.

 

Você provoca ciúmes?

Muitas vezes, você provoca ciúmes e nem percebe. Não é a sua intenção, mas acaba ocorrendo.

Se isso acontecer, comece também a se policiar. Evite fazer coisas que seu companheiro(a) não gosta. Dê atenção a ele, informe ao parceiro(a) onde você está, ligue… evite qualquer tipo de desinformação que vá deixá-lo desconfiado, assim você passa confiança pra ele não sentir ciúmes de você.

Um ataque de ciúmes pode gerar até o fim do seu relacionamento, nesse caso é melhor prevenir do que esperar acontecer.

 

Mas um pouco de ciúme é bom?

Com certeza!

A ausência total de ciúmes numa relação não é um bom sinal. Quem ama tem ciúme, o que não pode é exagerar a ponto de ver coisas onde não há.

O importante é aprender a lidar com esse sentimento e não deixar que ele interfira de forma negativa na relação. Conversar com a outra pessoa sobre seus ciúmes também é um ótimo passo pra aprender a lidar com ele.

Artigos Relacionados