Perdoar uma pessoa é uma decisão que só quem foi ofendido pode tomar.
O perdão é visto por alguns como um ato nobre de alguém superior emocionalmente, já outros vêem como um ato idiota de alguém que sofreu uma injustiça.
Perdoar significa desculpar de verdade (sem ressentimentos) uma pessoa por seu erro ou ofensa.
Identifique os 3 pensamentos errados que afastam a Pessoa Certa de você...
... e saiba como corrigi-los!
Mas e a Bíblia, o que diz sobre o perdão?
A Bíblia é um livro que tem resposta para praticamente tudo nessa vida e o perdão é um dos temas mais citados nela (37 vezes).
Na Bíblia a palavra perdão quer dizer “abrir mão, deixar ir embora”. É o equivalente a abrir mão de receber uma dívida, pois naquela época as pessoas que não podiam pagar seus credores se tornavam escravos deles até que a dívida fosse paga.
Portanto a pessoa que te ofendeu e cometeu uma injustiça com você teoricamente tem uma dívida emocional contigo.
Jesus usou esse exemplo quando nos ensinou a rezar o Pai Nosso: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4)
Em outro momento, Jesus diz que Deus nos perdoará também da mesma forma que perdoamos os outros. Ele descreve o perdão por meio de uma parábola (Mateus 18:23-35) em que “um escravo devia 10 mil talentos ao seu senhor, mas este vendo que ele não podia pagar perdoou-lhe a dívida e o liberou com sua família. Esse escravo por sua vez ao ter sua liberdade encontrou um dos seus coescravos que lhe devia 100 denários e como esse não podia pagar, ele o agarrou e começou a estrangulá-lo exigindo que o pagasse. Seu senhor descobriu o que ele havia feito e se irou, pois havia cancelado a dívida dele e ele não fez o mesmo com o próximo. Furioso, ele o pegou e entregou aos carcereiros até que pagasse tudo o que devia.”
Perdoamos os outros quando não guardamos mais nenhum ressentimento e abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos.
A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de “um amor que não procura os próprios interesses, um amor que é paciente, bondoso, não se gaba nem é orgulhoso” (Coríntios 13:4-5).
Perdoar não é ser trouxa
Perdoar não quer dizer fechar os olhos para os erros do outro, a Bíblia condena os que acobertam o mal (Isaias 5:20).
Perdoar não é fingir que nada aconteceu, vários personagens bíblicos como Davi, Moisés, Salomão tiveram seus pecados e Deus os perdoou, mas não os livrou das conseqüências. Tanto que seus pecados foram escritos na Bíblia e até hoje servem de lição pra que não façamos o mesmo. (2 Samuel 12:9-13)
Perdoar não é permitir que os outros se aproveitem de você. Imagina que você confiava muito em alguém e essa pessoa pisou na bola com você. Você deve perdoá-la, mas isso não significa que você deve continuar deixando ela se aproveitar de você. A relação de vocês pode mudar, sem mágoa no coração, mas não precisa ser a mesma de antes. (Salmo 37:21)
Perdoar quem não quer seu perdão é um ato difícil. Deus perdoa todo pecado, desde que a pessoa se arrependa e peça perdão. Assim devemos fazer. Se a pessoa não quer nosso perdão, só podemos confiar a Deus essa missão e seguir a vida sem ressentimento daquela pessoa.